Resultados
de Exames
Broncoscopia
Medicamentos anticoagulantes como Varfina (Marevan® e Coumadin®) antiagregantes plaquetários, como ácido Acetisalesílico (Aspirina®,AAS®,Melhoral®, Bufferin®, etc.), Clopidogrel (Plavix®) e Ticlooidina (Ticlid®), devem ser suspensos sete dias antes do exame, sob supervisão do médico solicitante.
O paciente deverá trazer exames recentes como hemograma, coagulograma, dosagens de ureia e creatinina, raios X de tórax e tomografia de tórax.
A Broncoscopia pode ser realizada com ou sem biópsia transbrônquica, dependendo da solicitação médica.
A Broncoscopia é contra indicada nos casos de insuficiência respiratória grave, arritmias cardíacas graves, insuficiência coronariana descom pensada e crise de asma.
Já a biópsia é contra indicada em caso de plaqueotonia, distúrbios de coagulação, uremia, hipertensão pulmonar grave e pulmão único.
O exame somente poderá ser realizado mediante presença de um acompanhante adulto entre 18 e 60 anos, desde o momento da chegada do paciente até o término do exame. Esta é uma condição indispensável.
No caso de pacientes menores de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente, deverá ser um responsável legal.
Preparo
- • É necessário estar em jejum absoluto, inclusive de água, por 8 horas;
- • Como o exame é realizado sob anestesia local e sedação, recomenda-se a presença de um acompanhante em 18 e 60 anos, pois no é possível dirigir após o procedimento.
Duração do exame
- • O procedimento dura cerca de 15 minutos e exige mais 30 minutos de repouso.
- • Se o paciente realizar a Broncoscopia com coleta de biópsia o paciente deverá permanecer em observação no hospital por um período de 5 horas.
Cuidados após a Broncoscopia
- • Não dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia, após o exame;
- • Durante um período de aproximadamente 8 horas, não realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes;
- • Uma hora após o término do exame, pode se alimentar normalmente. Não existem restrições quanto ao tipo de alimentação, apenas devem ser evitados alimentos muito quentes;
- • Evitar o consumo de bebidas que contenham álcool nas 24 horas que seguem ao exame;
- • Entre 3 e 12 horas depois da Broncoscopia, a manipulação de aparelhos respiratórios pode causar febre, às vezes alta, que desaparece espontaneamente, não sendo um sinal de infecção. Nestes casos, pode-se fazer uso de antitérmicos indicado pelo médico solicitante do exame, para que este indique o medicamento e a dosagem correta.
- • Após a biópsia pode ocorrer sangramento em pequena quantidade, presente na expectoração (escarro). Esse quadro também é autolimitado e não deve durar mais de 24 horas;
- • Quando se realiza biópsia transbrônquica, pode ocorrer pneumotórax em 3% dos casos. Os sintomas dessa condição incluem dor torácica localizada e progressiva, geralmente piorando com a inspiração profunda e podendo ser acompanhada de falta de ar. Na presença desses sintomas, o Hospital Bandeirantes deve ser contatado imediatamente, pela Central de Relacionamento, para que o médico responsável pelo procedimento possa avaliar o caso.
MÉTODO
Exame realizado com broncoscópio flexível.
PRAZO DE ENTREGA
O Resultado estará disponível em até 1(um) dia útil, sem biópsia e 5 (cinco) dias úteis, caso seja colhido biópsia ou lavado broncoalveolar.
IMPORTANTE
O paciente deverá comparecer ao setor de exames com 30 minutos de antecedência, portando RG, CPF, cartão do convênio, pedido médico (dentro do prazo de validade), guia autorizada do seu convênio (se necessário), exames anteriores (se houver) e o preparo do exame devidamente realizado.