Resultados
de Exames

Cirurgia do mediastino

O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireoide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, nervos, esôfago e coluna. Os tumores que comprometem esses órgãos são chamados de câncer do mediastino.

Tumores/Cistos que podem ocorrer no mediastino

Mediastino ântero-superior – tumor do timo, timoma, bócio intratorácico, teratoma, linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) do tórax e tumores germinativos.

Mediastino médio – cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, linfomas, tumores do coração e pericárdio e adenomegalias mediastinais.

Mediastino posterior – tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago.

As razões para a remoção de tumores do mediastino

Maligna (câncer) o tumor deve ser removido., para evitar a propagação do cancro. Sem a remoção ou tratamento de câncer pode se espalhar para outras partes do corpo. Câncer pode também começar a comprimir os órgãos do tórax, como o coração, pulmões ou esôfago.

Os pacientes, a operação em curso para remover tumores do mediastino, muitas vezes têm um prognóstico melhor, que, quem está a sofrer radiação ou Quimioterapia.