Resultados
de Exames

Entenda melhor sobre Pneumologia

Entenda melhor sobre Pneumologia

Entenda melhor sobre Pneumologia: o que é e quando procurar um Pneumologista?

Você sabia que um adulto em repouso respira, em média, de 12 a 20 vezes por minuto? Respirar é algo que quase nem percebemos que fazemos, mas o processo é fundamental para nos mantermos vivos. Para entender melhor, a respiração é quando damos às células um novo suprimento de oxigênio para que elas possam produzir energia. Sem o oxigênio, a função celular é prejudicada e, por consequência, podem ocorrer danos ou morte celular.

Quando falamos em respiração, tratamos de todo o sistema respiratório, o qual é composto pelo nariz, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos pulmonares e pulmões. Justamente por ser a respiração tão essencial para nós é que a medicina possui um ramo especializado em todo esse sistema. Trata-se da Pneumologia. Que tal conhecer mais sobre ela?

Mas, afinal, o que é Pneumologia?

A Pneumologia é um campo da medicina que se concentra especificamente no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sistema respiratório. Muitas pessoas pensam que a Pneumologia trata apenas dos pulmões, mas na verdade ela trata de todo o sistema cardiopulmonar, o qual inclui: os pulmões, o coração, os vasos sanguíneos e todos os órgãos que ajudam a pessoa a respirar.

Em outras palavras, as via áreas - ou seja, nariz, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos são analisadas pela Pneumologia, que também é o campo que trata da Apneia do Sono. O médico especialista é chamado de Pneumologista.

Quando procurar um Pneumologia?

A respiração pode ser afetada por diversos motivos, como asma, tosse e uso de tabaco, por exemplo. Assim, algumas das razões pelas quais você deve considerar uma consulta com um especialista em Pneumologia são:
Problemas respiratórios: além de cansativo e muito desconfortável, a dificuldade em respirar pode ser um sinal de doença pulmonar. Para ter certeza de que você não está com um problema de saúde mais grave, o primeiro passo é consultar um Pneumologista que examinará seu quadro com toda a atenção necessária.

Tosse: a tosse pode ser aguda ou crônica. A tosse aguda, ou seja, pontual, pode ser sinal de uma infecção respiratória ou de alergia. Já a tosse crônica é aquela que dura por mais de três semanas e pode ser um sinal de que existe um problema de saúde significativo. A tosse pode ser o primeiro sintoma da asma.

Asma: uma das associações mais comuns com doenças respiratórias é a asma, condição em que os tubos brônquicos nos pulmões reagem aos estímulos e ficam inflamados. Como consequência, a pessoa tem sintomas como falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. A asma é mais comum em crianças, mas afeta pessoas de todas as idades.

Bronquite: inflamação das vias aéreas, geralmente causada por infecção ou exposições a produtos químicos, físicos e poeiras. Ela pode ser aguda ou crônica. A bronquite aguda é geralmente infecciosa ou viral. Já a bronquite crônica é um processo crônico dos brônquios. Está mais associada ao uso de cigarros, poeira ou a processos alérgicos, como a bronquite asmática. A tosse persistente é um sintoma de bronquite.
Resfriado e gripe: ambas as doenças são causadas por vírus, mas existem algumas diferenças entre gripe e resfriado. Os vírus mais comuns causadores dos resfriados são os adenovírus, os coronavírus e os rinovírus, enquanto que os da gripe são normalmente causados pelos vírus tipo influenza. Além disso, as gripes são mais intensas que os resfriados. Dentre os sintomas das duas doenças está a tosse. Na gripe ela é mais seca, já no resfriado a tosse é mais irritativa e pode ter uma secreção mais clara e viscosa.
Pneumonia: uma gripe ou uma bronquite não tratadas adequadamente podem predispor a uma pneumonia. Febre alta, tosse, escarro amarelo esverdeado ou sanguinolento e desconforto ao respirar são alguns dos sintomas da doença.

Apneia do sono: apneia do sono ocorre quando a respiração da pessoa, enquanto dorme, para por alguns segundos ou até minutos. Quando volta a respirar, é comum a pessoa sentir-se como se estivesse sendo sufocada. A apneia do sono geralmente tem várias causas e resulta em menos oxigênio nos pulmões e no sangue.
Outras doenças tratadas pela Pneumologia incluem:

•    Fibrose Cística,
•    Tuberculose,
•    Derrame pleural,
•    Câncer de pulmão,
•    Entre outras.

Por onde começar?

O primeiro passo é entender que você deve procurar um Pneumologista ao menor sinal de problema respiratório "seja aquela dificuldade para respirar ao fazer exercício, tosse, chiado no peito ou uma dor torácica mais forte - para citar alguns exemplos". Lembre-se que o profissional é um especialista em Pneumologia e saberá dar os exames certos para diagnosticar e tratar com eficácia sua doença.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Voltar