Resultados
de Exames

Polissonografia

Polissonografia


Polissonografia: conheça o exame para distúrbios do sono


Você já ouviu falar em distúrbios do sono? Dentre os mais comuns – e talvez você até se identifique com algum deles – temos insônia, ronco, sonambulismo e apneia. Muita gente acha que é normal ter problemas ao dormir, afinal, a vida estressante que vivemos não ajuda muito para termos um sono reparador, não é mesmo?


A insônia, por exemplo, é um dos distúrbios mais comuns existentes. Muitas pessoas acreditam ser normal ter insônia - culpa da vida agitada. Acontece que, quando ela traz consequências para o seu dia, como a famosa sonolência ou aquele cansaço que não passa, a insônia é, sim, considerada como um distúrbio e deve ser tratada antes que o quadro se agrave e sua saúde seja ainda mais afetada.


Bom, mas se estamos falando sobre distúrbios do sono, como saber se você realmente tem um problema ao dormir? Para isso, existe o exame de Polissonografia.


O que é Polissonografia?


O nome é um pouco complicado, mas a explicação é bem simples. A Polissonografia é um exame realizado para estudar o sono e diagnosticar uma variedade de distúrbios que podem ocorrer enquanto dormimos. Basicamente, durante o exame são monitorados os estágios do sono para identificar se, ou quando, os padrões de sono são interrompidos e quais as causas.


Por meio da Polissonografia registram-se as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca, a respiração do paciente, o ronco, bem como os movimentos dos olhos e das pernas durante o sono.


Como o exame de Polissonografia é realizado?


Como você deve supor, ao fazer o exame de Polissonografia a pessoa é monitorada dormindo. Para que o teste possa ser realizado, são colados eletrodos na pele do paciente. Esses eletrodos coletam as informações que serão analisadas por computadores e interpretadas por um médico especialista.


O exame de Polissonografia é indolor e não é invasivo, e pode ser feito em hospitais ou em clínicas especializadas. Algumas clínicas, como a São Marcos, também possibilitam ao paciente a realização do exame em casa. Chamado de  Polissonografia domiciliar, para realizá-la o paciente utiliza um equipamento portátil.


Para quem o teste é indicado?


O médico pode recomendar a Polissonografia ao suspeitar que você tem algum distúrbio do sono, como:


·         Apneia do sono: definida como interrupção/diminuição do fluxo aéreo, respiração, que pode levar à queda do oxigênio no sangue. Explicamos mais aqui.


·         Síndrome das pernas inquietas: ocorre quando a pessoa involuntariamente flexiona e estende as pernas enquanto dorme, causando desconforto e inquietude.


·         Narcolepsia: a pessoa experimenta uma avassaladora sonolência diurna e tem ataques súbitos de sono.


·         Insônia crônica inexplicada: se você constantemente tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, seu médico pode recomendar o exame de Polissonografia.


·         Ronco: a melhor forma de diagnosticar o ronco é através do teste de Polissonografia. Falamos mais nesta página.


·         Bruxismo: hábito de ranger os dentes.


·         Sonambulismo: pessoas que sofrem com esse distúrbio falam, levantam, sentam e andam adormecidas pela casa.


Essas são apenas algumas das suspeitas que o médico pode ter ao recomendar a Polissonografia. Tenha em mente que, em linhas gerais, se você tem algum problema durante o sono é bem provável que o exame seja indicado.


Como é o tratamento?


O tratamento adequado vai depender do resultado da Polissonografia. Dentre os tratamentos para distúrbios do sono, temos: medicamentos, aparelhos de pressão positiva que auxiliam pessoas com apneia e ronco CPAP, Aparelhos Intraorais AIO e, dependendo do caso, cirurgias.


Muitas vezes, o distúrbio pode ocorrer por causas como hábitos alimentares errados ou um estilo de vida inadequado. O indicado é que você procure um médico especialista que melhor avaliará seu quadro e sintomas.


Nós, da São Marcos Pneumologia e Medicina do Sono, contamos com um quadro médico especializado e um laboratório do sono com capacidade de oito leitos fixos, além de dois polissonógrafos domiciliares para casos em que a Polissonografia é realizada em casa. Agende uma consulta.


Voltar